Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva - FOP

73º Campeonato Nacional de Ornitologia 2020

11-10-2020

A Direção vem por este meio informar todos os seus clubes associados e criadores filiados, que até à data de hoje, não nos chegou qualquer informação de cancelamento ou adiamento do Campeonato Nacional, a realizar de 18 a 20 de dezembro, pelos clubes organizadores (COCR, COAC, NOT), nas Caldas da Rainha. Desta forma, não podemos dar o evento como cancelado.

Temos de esclarecer que vivemos uma crise pandémica que todos os dias modifica a nossa vida e que vem exigindo novos protocolos de segurança de saúde pública.

Assim, temos estado em contacto com a organização que tem levado a cabo todas as diligências necessárias para a realização do evento, não estando a decisão da realização do evento só condicionada pela “vontade” da organização, mas também estão dependentes das entidades de saúde pública, autarquias e coordenadores do espaço físico, uma vez que existem entidades que podem ser responsabilizadas por eventuais danos ou surtos provenientes do mesmo.

Como tal, mantemos a realização do Campeonato Nacional pelos clubes que se propuseram a organizá-lo, acreditando na sua palavra de compromisso. Se eventualmente a sua realização não acontecer, cremos que tal não seja por falta de “vontade”, mas sim por um ato de cidadania responsável devido a não se conseguirem reunir todas as condições sanitárias exigidas pela crise pandémica.

Desta forma, informamos que não somos coniventes com este segundo nacional, divulgado em grupo de Facebook privado da FONP. A Direção não fez qualquer alteração do local do Campeonato Nacional de Ornitologia 2020. Continuamos a trabalhar em prol da clareza e honestidade na ornitologia nacional, relembrando que este novo elenco diretivo está em funções há 10 dias.