O Colégio Técnico de Juízes de Ornitologia da FOP, o CTJ/FOP, é composto por todos os indivíduos reconhecidos como Juízes Nacionais e é gerido por uma Comissão Diretiva formada por juízes classificadores. Do CTJ/FOP, com direito a emitir opinião, mas sem direito a voto, fazem parte os Aspirantes a Juiz que nele tenham ingressado, nos termos do seu Regulamento Interno.
O CTJ/FOP, além das competências definidas pelos regulamentos interno e desportivo da FOP, assegura a direção da atividade técnico-desportiva, os julgamentos e classificações de todas as competições federativas, a formação dos Juízes Nacionais nas diversas áreas técnicas da especialidade, a captação de candidatos a aspirante a Juiz Nacional, efetuando ações de divulgação e formação. É também responsabilidade do CTJ/FOP a promoção de manuais e diretrizes técnicas com vista ao aperfeiçoamento técnico dos ornitófilos, e a adaptação de standards e nomenclaturas oficiais.
Compete ainda ao CTJ/FOP cumprir e fazer cumprir as Leis Técnicas e normas técnicas oficiais emitidas pela Ordem Mundial de Juízes (OMJ) da Confederação Ornitológica Mundial (COM), que regulam a Ornitologia Internacional, coordenar toda a atividade dos juízes classificadores a nível nacional, proceder à nomeação de juízes classificadores para participação em certames locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como promover ações de formação e cursos de acesso para juízes classificadores.