Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva - FOP

Mensagem de Natal do Presidente da FOP

23-12-2021

Quando chegamos a esta época do ano é costume fazer 3 coisas:

Em primeiro lugar desejar um feliz Natal e um prospero Ano Novo a todos os que nos são próximos e em especial à nossa família. É nesse sentido que me dirijo a toda a família FOP - Clubes, Dirigentes, Juízes, Criadores e demais órgãos sociais da FOP, desejando que passem este período Natalício em segurança e perto de quem amam e desejar que no próximo ano estejamos mais aliviados do carrocel que tem sido a nossa vida nestes dois últimos anos devido à situação pandémica mundial devido ao famigerado vírus COVID com o ora confina, ora desconfina, o que tem prejudicado grandemente o nosso hobby e todas as atividades com ele relacionadas em que destaco a componente humana de amizade e convívio. Por isso desejo-vos GRANDES CRIAÇÕES e muitos PRÉMIOS nas exposições e muita saúde para os disfrutarem.

Em segundo lugar fazer um balanço da nossa atividade este ano. Devido a termos conseguido uma janela de oportunidade na pandemia COVID grande parte dos Clubes FOP conseguiram efetuar a sua exposição anual com apoio da FOP e dos seus juízes o que prestigia a ornitofilia com grande impacto nas regiões e Concelhos onde esses clubes estão inseridos. Implementamos um novo sistema informático que nos permite entre outras coisas a gestão das anilhas, das exposições, dos sócios e dos clubes e assim auxiliar de forma mais expedita e eficaz os Clubes e seus criadores. Conseguimos a nível da COM-P eleger os seus dirigentes e ficar com a presidência desta que por rotatividade cabia à FOP atribuída a Pedro Conde (Presidente do Clube de Sintra), assim como ficou a FOP com a presidência da OMJ-P atribuída ao Juiz OMJ Paulo Costa. Notando-se já um aumento de atividade e intervenção da COM-P através da nossa participação no Congresso COM e na reunião de juízes OMJ que se realizou no Mundial da Turquia. Estamos a preparar a convoyage para o mundial COM 2022 em Placenza, Itália. Por último referir a participação FOP no 73º Campeonato Nacional de Ornitologia que decorreu este mês em Famalicão, na qual esteve representada por 103 expositores e 1336 aves. Uma palavra de apreço ao Diretor da FOP Reinaldo e à sua equipa que fizeram a convoyage duma excelência nunca antes vista. Outra palavra de apreço ao Diretor da FOP Marco que, apesar de problemas graves pessoais, esteve na verificação das anilhas.

Em último lugar é nesta altura que devemos olhar para o futuro e planear e sonhar com o que podemos fazer e, por outro lado, ver quais são as ameaças e como solucioná-las. Começando pelas ameaças, uma das principais é o aparecimento de partidos animalistas que defendem o cão e o gato e não vem os criadores como conservacionistas do meio natural. Por outro lado, as leis cada vez mais restritivas e penalizadoras para os criadores e mesmo para as exposições. A estas ameaças temos de ser mais interventivos a nível do poder e parlamento constituirmo-nos como órgão de pressão. Outra das ameaças é o espírito de critica e guerrilha constante que nos desgasta e que deveríamos canalizar essas energias para o associativismo e em prol da ornitofilia e não estar constantemente em lutas eleitorais.

Quanto aos planos futuros:

Temos planeado a realização do 74º Campeonato Nacional de Ornitologia sob a égide da FOP e organizado pelos Cubes: C. Caldas, COAC e Telheiro. Temos planeado a realização do Internacional do Algarve organizado pelos Clubes Algarvios CAA e C O Silves. Temos planeado a aquisição de material (cavaletes, gaiolas, bebedouros……) para apoiarmos os nossos clubes nas suas exposições assim como na realização de grandes eventos.

Vamos continuar as convoyages nacionais e internacionais para apoiar os criadores FOP.

A prosa já vai longa e espero com ela vos ter dado um pouco da noção do estamos a fazer e especialmente dar uma luz de esperança, mas mais importante:

BOM NATAL PARA VÓS E VOSSAS FAMILIAS E GRANDES E BOAS CRIAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, MUITOS PRÉMIOS E, ANDA MAIS IMPORTANTE, COM MUITA SAÚDE!

E já me esquecia: façam o favor de ser felizes.

Em nome da Direção da FOP,

Armando Cerezo