Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva - FOP

Mensagem de Boas Festas da FOP

14-12-2020

2020 foi com certeza para todos um ano atípico. Um ano, onde ficamos privados do contacto com os nossos familiares e amigos. Foi um ano difícil, mas vamos pensar que estamos a viver um período de transição entre tempos difíceis e desafios duros, mas esperançosos.

Na ornitologia, não foi diferente. A FOP tem passado, tal como todos nós, por alguma instabilidade. Tivemos uma direção a funcionar com os elementos mínimos, mas a fazer o máximo em termos de trabalho. Houve uma eleição bem disputada, como não acontecia há muitos anos, o que revela o aumento do interesse pela ornitologia e pelo associativismo.

Agora temos uma equipa nova, com pouca experiência, mas que quer dar e fazer o seu melhor, aprender com os seus erros e traduzi-los em oportunidades de melhoria. Nem todos estarão de acordo com as medidas adoptadas, mas o facto de vivermos num contexto pandémico, somos forçados a ter uma postura diferente da que gostaríamos de ter.

Queremos dar o nosso melhor aos nossos clubes associados e consequentemente aos nossos criadores.

Sabemos que o ano que vem poderá ser igualmente difícil no contexto social e por isso queremos programar e organizar o próximo ano de forma diferente. Queremos crescer, melhorar e inovar enquanto federação.

Pretendemos ver os nossos clubes associados mais proactivos connosco, exigindo mais de nós e deles também. Queremos desbravar um caminho juntos.

A FOP não são os seus dirigentes, mas sim os seus clubes associados. É a estes que servimos e é para estes que trabalhamos todo o ano.

Claro que lamentamos o facto de não se ter realizado o Campeonato Nacional Ornitologia 2020, nem outras exposições programadas. Com a exceção do XX Campeonato de Ornitologia da Madeira, que apesar de todos os entraves que se foram sucedendo, não impediram a sua realização. Os nossos sinceros parabéns, pela concretização desta exposição. Sim, de facto este foi o único evento FOP. Salientamos que os restantes eventos não foram realizados, não por falta de empenho dos organizadores, mas por um dever cívico e social de conter a propagação desta pandemia que nos assola.

Assim, desejamos a todos os clubes associados, criadores, órgãos sociais, juízes, colaboradores e amigos da ornitologia:

um bom Natal, dentro das possibilidades;

um bom ano de criações;

muita saúde para a família;

e um regresso a uma vida “normal” em 2021.


Manuel Fonseca

Presidente da FOP